sábado, 31 de outubro de 2009



Voltando a falar sobre a violencia ...

"Gritando um não bem forte àquelas pessoas que maltratam os idosos!
Minha gente ... olhe a consciencia ... um dia seremos idosos também.
E colhemos neste mundo aquilo que semeamos."

Grande parte dos casos de violência e maus-tratos contra idosos são cometidos por pessoas próximas à vitima – o vizinho, o amigo e, principalmente, os seus familiares.
São comuns os casos de filhos que batem nos pais, tomam seu dinheiro, dopam-nos, deixam passar fome ou não dão os remédios na hora marcada. Casos como esses últimos são chamados de abandono material.
A Constituição Federal diz que é obrigação dos filhos dar assistência aos pais.
Muitos idosos se calam diante dos maus tratos numa simples alegação:
Precisam viver com a família, têm de voltar para casa, e uma queixa atrapalharia a convivência.


Há também os casos de maus-tratos em asilos e entidades que atendem idosos. Ao enfrentar esse tipo de situação, o idoso sente-se só, sem ter como se defender ou alguém para defendê-lo. Nesse caso, a orientação é para que a vítima procure as promotorias e as delegacias especializadas no atendimento aos idosos. É bom lembrar que as delegacias comuns também registram denúncias tanto contra familiares quanto contra instituições que abrigam idosos.    

2 comentários:

  1. É uma maldade como estão machucando os idosos...
    Acho isso um absurdo!

    BJ
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beth! Vim retribuir seu carinho e sua visita e gostei muito da sua "casa"! Essa questão da violência contra os idosos, a criança, os animais, as mulheres é fruto da ignorância e do egoísmo em que o homem ainda se encontra. Triste, mas devemos lutar contra ela com todas as nossas forças!! O primeiro passo, e talvez o mais importante, seja educar as criancas de hoje para que sejam adultos equilibrados no futuro...Árdua tarefa, mas se conseguirmos, que lindo planeta teremos!!
    Muitos beijos!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Aqui é fácil e rápido comentar e seu recadinho é sempre muito importante para mim.