domingo, 20 de agosto de 2023

Mateus 4:18-23

Resenha do Culto da manhã de Domingo
20/08/2023

"Pedro. O pescador"

Mateus 4:18-23

Meus irmãos, em todos os Evangelhos, vamos encontrar servos de Deus, que escreveram os Evangelhos. Mateus, Marcos, Lucas que foi um historiador e João  falando do encontro com Jesus, como Jesus os convida a tornarem-se seus discípulos.
Mateus é muito objetivo, mas, Lucas descreve com detalhes, como ocorreu esse fato que Mateus está narrando aqui.

Mas sendo objetivo, Mateus nos dá elementos muito importantes de serem observados.
O texto diz que Jesus estava andando a beira do mar. Mateus diz que, enquanto Jesus caminhava, "Ele viu". Talvez basta perceber, claro, Jesus estava enxergando.
Mas entendo que não era isso que Mateus está dizendo. Ele traz o fato de que nosso Deus, é um Deus que nos vê. O Senhor é o Deus que te vê na individualidade.
E ao ver, Jesus vai ao encontro de Pedro e André. Nosso Deus é um Deus que vem ao nosso encontro.
Não somos nós que caminhamos em direção a Deus. É Deus que primeiro nos ama. É Deus que primeiro vem e fala ao nosso coração.
E isso é importante de você entender, que o convite feito a você, é personalizado.
Deus nos trata de forma personalizada.
Eram dois irmãos. Pedro e André lançavam as redes ao mar. Eles eram pescadores. Era a forma de sobrevivência deles. Eles dependiam da pesca para sua sobrevivência.
O fato tinha acontecido ali.
Aquela noite, a pescaria tinha sido muito ruim.
Por isso, eles estavam ali, bem cedinho, a beira do mar.
André, foi discipulado por João Batista. Ele estava com João, quando este declarou, ser Jesus o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. André vai até Jesus, porque João apresentou Jesus para  André, como Messias, o Prometido de Deus.
E André vai até Pedro e diz: 
"Nós encontramos o Messias. Eu vi o Messias."
Eles não pertenciam a elite religiosa daquela época. Eram pessoas simples, mas que conheciam a promessa que Deus fizera a Abraão. De que viria ali o Messias. 
O que André dizia para Pedro, era algo forte.
Ou seja, João leva André a Cristo e André leva Pedro até Cristo. E isso nos mostra o poder do discipulado. O poder do testemunho pessoal.
Agora, eles estão ali lavando as redes, na sua vida cotidiana e Jesus faz uma abordagem com eles. 
Jesus os convida a segui-los, a serem seus discípulos.
Jesus diz a eles:
" Eu vou fazer de vocês, pescadores de homens. Eu tenho algo muito maior para a vida de vocês."
Irmãos, Deus tem um propósito muito maior, na vida de vocês.
O lugar em que você está, tem um propósito muito maior do que você imagina. Não é apenas para que você venha aferir ganhos. Mas que essa ferramenta que está em suas mãos, seja usada, para que vidas sejam alcançadas e abençoadas através de você.
E Deus tem um propósito muito maior na vida desses dois irmãos.
Lucas, como eu disse, é mais detalhista. Quando ele narra este momento, ele ouviu Pedro, ele ouviu André, então ele vai aos detalhes. Ele registra que quando Jesus vai ao encontro de Pedro e André, uma multidão O comprimia. Jesus não estava sozinho. No meio de uma multidão, Jesus vê Pedro e André. Deus te enxerga, mesmo no meio da multidão. E Jesus sendo comprimido, Lucas diz que Jesus entra no barco de Pedro. Porque quando André falou com Pedro, a respeito de Jesus, ele não deu muito crédito. Então, Jesus vai diretamente ao encontro de Pedro. Jesus sobe no barco e diz:
" Afasta o barco um pouquinho."
E Jesus tem um público, que estava ali, desejoso de ouvir o que Ele tinha a dizer. Meus irmãos a Palavra de Deus é poderosa!
Quantos não percebem isso! Que a Palavra de Deus é poderosa para transformar a sua vida.
Pedro estava no barco, Jesus dá a ordem e Pedro então, ouve a Palavra de Deus. E a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus.
Deus estava falando à multidão. Mas o objetivo de Jesus ali, era falar ao coração de Pedro. Então, o Senhor dá uma ordem a Pedro:
"Vamos as águas profundas."
E logo Pedro argumenta.
"Mas Senhor, a pesca essa noite foi ruim. Passamos a noite inteira lançando a rede e não pegamos nada. E agora, o Senhor está nos ordenando a voltar para lá!"
Meus irmãos, muitas vezes tentamos fazer as coisa na vida, com a força do nosso braço. Com os nossos recursos. Precisamos entender que esses recursos são limitativos.
Mas Pedro faz algo interessante. Como o Senhor lhe ordena, ele vai as águas profundas.
Deus nos convida a sair da superficialidade. 
Jesus não poderia fazer os peixes irem na praia? Sim! Ele é Deus.
De repente, eles ficariam muito mais impactados.
Já pensou? Jesus ordenando cardumes de peixes a virem a praia?!
Mas não é assim que Deus trabalha conosco.
Se você quer andar com Deus, você precisa sair da superficialidade. Você precisa sair da zona de conforto. Você precisa aprender a confiar que Deus é Deus e os pensamentos de Deus são muito mais altos que os seus. O poder de Deus não tem limites. Quando nós confundimos Deus conosco, nós nos damos muito mal.
Tem muita gente invertendo os papéis.
Se você quer ter um relacionamento com Deus você precisa ouvir a voz de Deus e entender que você precisa ir as águas profundas. O mal desse tempo é  a superficialidade. Nós somos muito superficiais. Não há relacionamentos profundos. Isso se diz respeito também, ao relacionamento com Deus.
Quanta gente não tem experiências marcantes com Deus, porque vive na superficialidade.
Quando Pedro chega as águas profundas, Jesus manda que ele lance as redes. E quando eles vão puxar as redes, o barco estava quase virando.
Pedro fica impactado.
E quando chega na praia, Pedro dobra seu joelho e confessa. Pedro está amedrontado. E Jesus olha para ele e diz:
" Pedro, não tenha medo. Porque de agora em diante você vai ser um pescador de homens. Eu tenho algo muito maior."
Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus, quando você dobra os joelhos e põe a boca no pó, quando você vai as águas profundas, você vai tendo experiências milagrosas com Deus.
E elas só ocorrem nas águas profundas, porque na praia você só pega peixe pequeno.
Mas nas águas profundas estão os grandes peixes.
Os grande momentos com Deus, você vai passar quando estiver nas águas profundas.
Tem gente que passa uma vida, ouvindo a Palavra de Deus, ouvindo falar de pesca, mas nunca vai pescar!
Por que alguém tem que ir as águas profundas para trazer o peixe grande pra você? Por que você não vai lá, fermentar a emoção, ver o milagre? Muita gente acomoda. Não quer experimentar a emoção desse momento de intimidade, de ver deus fazer o milagre acontecer.
E quando eles voltam, Pedro não tem nenhuma dúvida mais. Realmente este homem é o Messias.
Para que você não tenha dúvidas, de que Jesus é o Filho de Deus, você precisa andar com Ele.
Voltando à reação deles, quando Jesus os convida a vir atrás Dele, o texto diz que eles deixaram tudo imediatamente.
Quando você se encontra com Deus nas águas profundas, você não tem dúvidas, em abrir mão de tudo, para seguir Jesus.
O maior sentido da vida do ser humano, é a intimidade com Deus.
É uma dimensão, em que o limite é o céu!
Por que tanta gente continua, sem lançar as redes?
A experiência com Deus é algo fantástico.
O relacionamento com Deus depende de paciência, de você entender que não depende de você.
Quando uma alma se arrepende aqui na terra há festa nos céus. Isso diz da profundidade do amor de Deus por nós.
Mas Mateus diz que, quando volta, Jesus continua  caminhando, e vê outros dois irmãos. Agora Ele vê Tiago e João, filhos de Zebedeu. Quando Jesus os encontra,  eles estavam lavando as redes.
Depois dessa experiência com Jesus, eles voltam com as redes cheias. Mas quando Jesus os convida, eles deixam seu pai e o barco e foram seguir Jesus. O texto é claro. Eles deixaram a família, eles deixaram o negócio. Zebedeu, ficou com os empregados, na empresa de pesca deles. E eles foram seguir Jesus.
Meus irmãos, quando Jesus nos chama, é necessário deixar. O homem é  chamado a deixar sua vida de pecado.
O homem é chamado a deixar coisas, que são abomináveis aos olhos de Deus. Porque Deus está te chamando para algo muito maior e mais excelente. Para uma experiência muito mais profunda e impactante.
Mas, se você teimar em permanecer na zona de conforto, Deus não vai realizar o propósito que Ele tem, para sua vida.
O que você precisa deixar para que Deus faça coisas muito maiores na sua vida?
O que está te impedindo?
Havia empecilhos para Pedro.
Mas Jesus fala ao coração de Pedro e ele obedece.
Pedro ouviu o testemunho de André. Por isso, meus irmãos, é importante testemunhar.
Tudo começa com um testemunho. Depois, Pedro ouve a pregação de Jesus. Depois, Pedro tem um encontro pessoal com Jesus. Jesus fala na língua dele.
A pesca miraculosa, impacta Pedro. Depois, ele deixa as redes e segue Jesus. Tornou-se um pescador de homens.

Atos 17:6

Jesus escolhe doze. Esses doze se transformam em setenta, três mil, cinco mil e eles alvoroçam o mundo. Homens que foram aprendendo a pescar homens. Através do testemunho pessoal, pregação da Palavra, ensino da Palavra, experiências pessoais com Jesus e tornaram-se pescadores de homens e impactaram o mundo.
O que Deus tem para sua vida, vai muito mais que uma religiosidade medíocre. Ele te chama para uma experiência pessoal com Ele, fascinante. Ele te chama para experimentar a alegria de ser instrumento Dele.
Dois anos se passaram da partida do irmão Reizinho e ainda hoje ele é lembrado pela sua dedicação e entrega aos serviços do Reino.
Mas é importante lembrar que:
Homens passam, Deus permanece para sempre. Tudo para glória de Deus.
Trazendo para nossa vida pessoal, Jesus os encontra trabalhando.
Ele chama trabalhadores para a Seara.
E em todos esses momentos, Ele fala da urgência. 
Meus irmãos, é tempo de lançar as redes ao mar. É tempo de sair da zona de conforto e buscar a Deus, porque Jesus está voltando.
Não há lugar para gente complicada, indecisa, desanimada. Jesus chama trabalhadores. Jesus quer usar a sua vida. 
Jesus tira Davi do pasto, cuidando de ovelhinhas e o leva a ser rei de Israel.
Deus pega Pedro, um pescador de peixes e transforma ele num grande discípulo.
Deus quer fazer isso com você.
Tudo o mais que fizermos aqui, vai cair no esquecimento. Mas, o Deus que te chama, o Deus que te capacita, o Deus que te envia, Ele nunca se esquece de você. Ele nunca te abandona. Ele nunca te decepciona.
Um dia, nós vamos cair no esquecimento. Mas Deus não se esquece de você.
Melhor do que um tapinha nas costas, ou um troféu; bom mesmo, vai ser quando a gente chegar no céu. Porque a única coisa que vamos levar dessa vida, são as boas obras, as vidas alcançadas, o peixe que você pescou. Isso re acompanha.
Portanto, quando Jesus os chama, eles vão acompanhar Jesus e o que eles vão aprender?

Mateus 4:23

Quando Jesus subiu, eles foram instrumentos de Deus.
Deus tem experiências indescritíveis, porque Deus nos chama para sermos pescadores de homens.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Aqui é fácil e rápido comentar e seu recadinho é sempre muito importante para mim.