domingo, 2 de julho de 2023

Mateus 26:6-13

Resenha do Culto da manhã de Domingo
02/07/2023
 "Há uma igreja generosa em minhas vida"

Mateus 26:6-13

Meus irmãos, estamos numa série, "há uma igreja em minha vida".
Há uma igreja em sua vida?
A generosidade, é uma virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício do outro.
A Palavra de Deus nos ensina a partilhar.
Generosidade é essa virtude, que nos leva a compartilhar com o outro.
Eu louvo a Deus por ter uma igreja generosa em minha vida.
Isso faz toda diferença.
A generosidade traz benção sobre a nossa vida. Sobre a vida de cada um de nós.
Sempre que vejo essa igreja, acolhendo as pessoas a margem da sociedade, essa igreja acolhendo, essa igreja se envolvendo em atos de generosidade, reconheço aí o verdadeiro Evangelho.
O Evangelho nos leva a nos importar com o outro. A amar o nosso próximo.
A generosidade nos leva a atos de adoração.
A atitude daquela mulher, identificada como Maria, irmã de Lázaro, é marcante, é um exemplo de generosidade.
Isso demonstra que a generosidade nos leva a atos de adoração.
Ela adora a Jesus como ela adora a Cristo, derramando sobre Ele um perfume que, era fruto de toda sua economia.
Um ato de adoração, impulsionada pela sua generosidade. 
O texto diz que, Jesus estava na casa de Simão o leproso.
Os leprosos, naquela época, viviam a margem da sociedade. As pessoas fugiam deles. E Jesus estava lá.
O fato de Jesus estar naquela casa, é um ato de amor, de generosidade.
Quando Jesus está a mesa com Simão, o leproso, Maria vai lá e derrama sobre Ele um perfume caríssimo.
Esse frasco de perfume custava a ela, aproximadamente, um ano de trabalho.
Por isso os discípulos ficaram escandalizados.
Imagino a atitude daqueles discípulos, vendo o ato daquela mulher.
Judas, olhou e disse:
"Que desperdício! Podia vender esse perfume, colocar esse dinheiro na bolsa."
Para Jesus esse era um ato de adoração.
Esse ato de adoração, é o ato de um coração grato, de alguém que reconhece.
Jesus examina o coração daquela mulher e encontra amor. Pelo que Jesus fizera na vida dela, da sua irmã e do seu irmão Lázaro.
Quanta gente ingrata, quanta gente mesquinha! Incapaz de compartilhar o mínimo com seu semelhante.
E encontramos um Deus, que compartilha o máximo de si mesmo, na pessoa de Jesus.
Olhando no Evangelho, daí a pouco, Jesus vai dar-se a Si mesmo, na cruz por nós.
Jesus está acerca de oito dias da sua crucificação. E Ele diz:
"Essa mulher está me ungindo. Preparando o meu corpo para o meu sepultamento."
Vocês estão achando que o ato de derramar esse perfume, que custa um ano de salário para alguém, é dar muito, para alguém que vai dar por você, a sua própria vida?"
Ninguém dá mais que Deus. Ninguém abençoa mais do que Deus.
O que são nossos atos de generosidade, diante do que Cristo fez, faz e fará, por nós?
Observando o texto, vemos que foi um ato instantâneo.
Ninguém pediu que ela fizesse isso.
Deus se alegra, com quem dá com alegria.
Tudo que fazemos de forma espontânea, agrada a Deus.
Deus não quer que alguém faça alguma coisa, porque foi constrangido a fazer.
Precisamos lembrar que, nosso ato de adoração a Deus, deve ser espontâneo.
Ela não queria impressionar ninguém.
Até porque, isso gerou críticas.
Para aqueles homens era um desperdício, mas, para Jesus era um ato de adoração.

2 Coríntios 9:7

Olha o que Paulo orienta a igreja em Corinto.
Deus ama a quem dá com alegria, impulsionado pelo ato de adoração. Pelo sentimento de gratidão.
Por isso não podemos esquecer, que o deve mover o coração das pessoas, é a gratidão. 
Imagino a alegria de Maria, em poder fazer isso.
É o mesmo sentimento que deve nos mover. A alegria de abençoar, a alegria de ser grato. O maior problema do ser humano é a ingratidão.
Como alegra meu coração, quando vejo a igreja envolvida, em atos de generosidade!
Imagina o coração de Deus!
Sempre que você fizer algo a alguém, é a Jesus que você está fazendo.
Foi um ato de generosidade daquela mulher.
Ela não agiu com interesse. Não foi isso que moveu o coração dela. Ela não esperava nada em troca.
Nossa motivação deve ser pelo que Jesus já fez.
Ele nos tirou do inferno. 
Ela foi motivada pela gratidão. Jesus aceitou a oferta dela. E declarou que aquele seria um memorial eterno na vida daquela mulher.
Dois mil anos depois, essa mulher está na presença de Deus, glorificando a Deus porque sua oferta foi aceita.
O mais importante daquele momento, é que Jesus olha Maria e vê que ela tem um coração grato a Deus.
Ela foi motivada pela gratidão.
O ato de ofertar a Deus constitui-se num aspecto pessoal, íntimo, sagrado da nossa adoração.
O que Deus coloca nas minhas mãos, me abençoa para que eu possa também abençoar a outros.
Ninguém dá mais que Deus.
É questão de gratidão, pelo que Deus fez. 
Jesus lembra a eles:
"Vocês estão achando um absurdo, ela ungir a mim, que daqui a uns dias vou dar minha vida por vocês?"

Se você recebeu o Evangelho hoje, é porque no passado, missionários vieram trazer as Boas Novas de salvação para nós.
Ao partir para a eternidade com Cristo, você vai estar nos céus porque um dia, a mensagem da salvação chegou até você.
Quando você compartilha a mesma mensagem, é nada mais, nada menos que gratidão.
Quando abençoo o meu semelhante, compartilhando o mínimo do muito que Deus me dá, nada mais é que um ato de gratidão a Deus.
A gente faz pela ação do Espírito de Deus, em nosso coração.
Veja como privilégio a Trindade, ao Pai que enviou, ao Filho que dá a própria vida por nós, ao Espírito que tira a venda dos nossos olhos e nos conduz a Cristo e diz:
" Olha o que nós estamos fazendo por você."
Como não ser grato a esse Deus, que generosamente cuida da nossa vida?
Nos dá o oxigênio. Você pode respirar hoje, porque Deus generosamente, nos dá o ar que respiramos e generosamente salva nossa alma da condenação eterna, através de Cristo Jesus.
Então meu irmão, há uma igreja generosa em nossa vida.
Generosidade, é um ato de culto a Deus. De um coração agradecido.
Louvo a Deus, pelo tanto que Deus é generoso para com a minha vida.
Se somos filhos de Deus, essa virtude é determinante na nossa vida.
Alegra profundamente meu coração, a generosidade dos irmãos para comigo, para com os outros, para com aqueles que batem a nossa porta.
Hoje, nós apresentamos uma igreja generosa em nossa vida.
Nossos atos, são feitos para honra e glória do Senhor.
Nossa alegria é poder dizer que há uma igreja generosa em nossa vida e você é parte dessa igreja.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Aqui é fácil e rápido comentar e seu recadinho é sempre muito importante para mim.