terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O mais importante no caminho!


Perguntou o aprendiz ao venerando sábio:
Mestre, qual é o sentimento mais importante para a vida do homem?
O Mestre, saindo da sua meditação, pergunta ao aprendiz:
- O que diz os seus conhecimentos?
- De tudo o que aprendi até aqui, creio que o mais importante para o homem é a Sabedoria, pois sem 
ela, o homem erra muito, padece dores que poderiam ser evitadas. Disse o aprendiz cheio de si.
O mestre responde:
- Sabedoria não se adquire confinado nos estudos, é preciso viver a vida em sua totalidade para adquirir tamanho conhecimento. O sábio sabe que nada sabe, por isso, Sabedoria não pode ser mais importante na vida de um homem, pois ela é decorrência do seu tempo de vida, das suas experiências.

E o que dizes do amor? Pergunta  o Mestre ao jovem aprendiz.
- O amor é como uma faca afiada, de um lado é útil para cortar os alimentos, para o artesão trabalhar o couro e até a madeira, mas por outro, quando se enche de orgulho, pode ferir e até matar.Quantos não andam por ai sofrendo por causa do amor...
- Engano seu alma querida! O amor é o maior sentimento que carregamos em nossa pequena bagagem da eternidade. Acontece que o amor, como fruto da evolução de cada um de nós, precisapassar pelo crescimento espiritual de cada um. Assim, os que estão engatinhando na espiritualidade, amam a si mesmos, e querem possuir o que acreditam amar. Depois, aprendem acompartilhar e já conseguem amar algumas pessoas, sem querer a posse da alma. 

Mas, somente os que andaram por muitos caminhos, que já foram visitados pela dor da perda, do remorso, da angústia do querer e não ter, ou do perder um ente muito querido, despertam para o amor sublime, que é aquele que tudo espera, tudo confia, tudo entrega, tudo perdoa, tudo é amor. 

Essa forma de amar será a salvação do mundo, e um dia, todos, sem exceção, aprenderão amar assim.
Mas, por enquanto, ainda não é o sentimento mais importante na vida dos homens.
- Não! 
O aprendiz espantado quer saber então qual seria esse sentimento mais importante que o amor para a vida dos homens.

- O sentimento mais importante é a ALEGRIA, irmã do CONTENTAMENTO, é aquela que independe de dinheiro, posição social, cor ou raça, credo ou conhecimento. Toda a SABEDORIA e até a SAÚDE plena, passa pela ALEGRIA. Aquele que encontra a ALEGRIA e deixa-se levar por ela, passa pordificuldades com mais serenidade, enfrenta os revezes com CERTEZA de vitória, é a base da Fé, o caminho seguro que leva a ELEVAÇÃO.

A "SOMBRA" não suporta os ALEGRES, o "MAL" teme esse sentimento, assim como desconhece o AMOR, a ALEGRIA é antídoto contra às perseguições espirituais. E o mais importante: a alegria está disponível para qualquer pessoa, basta que elaILUMINE seus olhos e em tudo veja o lado "melhor", porque toda situação tem dois lados, sempre, e cabe ao ser humano descobrir nas rosas a preciosidade do perfume, o viço da cor, a beleza do seu porte majestoso, e deixar de lado os espinhos que são a sua proteção.

Por isso, o grande Mestre Jesus afirmou com sabedoria:
"A candeia do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luzSe forem maus, o teu corpo será tenebroso."
Está em nós mesmos a LIBERTAÇÃO de todo o mal, oCRESCIMENTO ESPIRITUAL e o acréscimo de dias ao nosso VIVER. Por isso, não se iluda, seja noite ou seja dia, viva com alegria.
Palavra de sabedoria.


Paulo Roberto Gaefke

2 comentários:

  1. Bela reflexão, belo texto. Então vamos seguir o caminho da alegria, caminho este que nos levará a tudo que é bom.
    Tenha uma ótima semana! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Bebeth...
    É maravilhoso ler algo tão edificante assim...
    Os olhos são o reflexo da alma!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Aqui é fácil e rápido comentar e seu recadinho é sempre muito importante para mim.